Adoçantes: Mitos e verdades sobre a dieta mais adocicada: O uso do adoçante é um dos temas mais polêmicos que podemos encontrar quando o assunto é alimentação. Se faz mal a saúde, se realmente ajuda na dieta, se é um vilão a ser combatido no dia a dia, se todo mundo pode usar… enfim, não faltam dúvidas a respeito. E dentre todos os assuntos considerados polêmicos, existem vários mitos e verdades.
Adoçantes: Mitos e verdades
Ficou curiosa? Então confira alguns dos mitos e verdades sobre os adoçantes:
Todo mundo pode consumir adoçante
Mito. Existem alguns casos onde o consumo não é aconselhável, portanto é preciso levar o tipo de adoçante em consideração. O aspartame, por exemplo não deve ser consumido por quem é portador da fenilcetonúria. Já o ciclamato e a sacarina não são os mais recomendados para quem tem a pressão alta ou problemas com insuficiência renal. Mas a princípio, para a maioria das pessoas basta escolher com cuidado e manter-se dentro da quantidade máxima recomendada.
Adoçante engorda
Depende: embora eles possuam poucas calorias – ou mesmo nenhuma – alguns estudos indicam que o consumo constante pode interferir na regulação natural do apetite. Nesse caso, quando consumimos um alimento adoçado de maneira artificial, o corpo se prepara para receber o açúcar, mas como ele não o recebe, isso faz com que possamos acabar comendo mais. Além disso, muita gente fica propensa a consumir mais produtos diet e light pois produtos desse tipo podem até utilizar edulcorantes no lugar do açúcar, mas muitas vezes possuem mais gordura, fazendo com que o tiro saia pela culatra.
Como adoçantes não tem calorias, posso consumir a vontade
Mito, já que é preciso respeitar os limites de ingestão diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde para evitar problemas. Tudo bem que o valor máximo pode variar de acordo com o tipo de adoçante e também do peso corporal, mas isso não significa que o consumo é ilimitado. Ultrapassados esses limites é possível ter problemas.
Adoçante faz mal a saúde
Depende. Isso porque o assunto é controverso. Uma vez que você esteja respeitando a dose diária recomendada, é improvável que haja danos a saúde. Porém, como citado acima, nem todos podem consumir adoçantes, sendo necessário escolher com cuidado qual o tipo mais indicado de acordo com sua saúde.
Adoçante dá câncer
Inconclusivo. Por hora não existem estudos concluídos que comprovem a relação entre o consumo de adoçante e o desenvolvimento do câncer.
Stévia e sucralose são os tipos de adoçante mais recomendados
Verdade. Eles são mais naturais e também os mais recomendados para consumo diário. Isso porque a stévia é natural, podendo ser consumida inclusive por gestantes e crianças. Já quanto a sucralose, os estudos realizados até agora não sugerem relações com danos a saúde. Por hora, esses são os adoçantes menos propensos a causar danos ao organismo.
Lembre-se: confira sempre o rótulo e não exagere na dose, ok?