Inicio / Saúde / Inchaço do corpo no verão: Como se livrar disso?

Inchaço do corpo no verão: Como se livrar disso?

Inchaço do corpo no verão: Como se livrar disso? O verão é uma das estações mais esperadas do ano! Mas claro que todo esse amor não significa que tudo são flores. Sempre existe algum contratempo para nos atrapalhar, e um dos desconfortos típicos dessa época ou nos dias mais quentes é o inchaço no corpo.

Sim, isso existe. Não estamos falando de mitos: o corpo realmente apresenta um certo inchaço no calor. E é disso que vamos falar agora.

Por que o corpo incha no calor?

Inchaço no corpo no verão: Como se livrar disso?

Os vasos sanguíneos da pele ficam mais dilatados para evitar que o organismo acumule calor. Isso explica tanto a pele avermelhada tanto o inchaço, que nesse caso costuma acontecer principalmente nas pernas. Já no frio os vasos sanguíneos tendem a se contrair, evitando que o corpo perca o calor e deixando a pele um pouco mais pálida. Ou seja: é uma forma do organismo trabalhar na regulação da temperatura. 

Inchaço do corpo no verão

Além disso, pessoas que já tem tendência a apresentar o inchaço podem sentir uma piora durante essa estação. A causa mais frequente do problema é a retenção de líquidos, porém outros fatores também podem influenciar nesse quesito. Estamos falando em fatores como a TPM, funcionamento dos hormônios, alto consumo de sal, sedentarismo, problemas de saúde como varizes, trombose e problemas circulatórios em geral, doenças do fígado, rins ou coração. Ou seja: a culpa pode não ser somente do calorão.

Como se livrar do inchaço do corpo no verão?

Algumas dicas simples podem servir para dar uma ajudinha contra o inchaço. Dá uma olhada:

Inchaço no corpo no verão: Como se livrar disso?

Inchaço no corpo no verão: Como se livrar disso?(Foto:Divulgação)

Diminua a ingestão de sal 

Diminuir o sal na alimentação costuma ser uma ajuda e tanto quando a ideia é evitar ou se livrar o inchaço. Sendo assim é uma boa ideia maneirar na dose.

Alimentação leve 

Invista em alimentos de fácil digestão e evite o mal estar. É sempre uma ótima ideia para os dias de calor.

Evite alimentos que propiciem retenção de líquidos 

Alimentos em conserva e refrigerantes costumam ser os mais conhecidos da listinha de quem está tentando evitar problemas com inchaço, portanto vale diminuir o consumo.

Pratique exercícios físicos 

Não precisa ser nada muito pesado. Trinta minutos de caminhada, por exemplo é uma boa forma de começar. Além disso evite permanecer parado por muito tempo pois é bem possível que os pés acabem pagando o pato com o inchaço. Nesse caso, tente fazer um alongamento leve, andar um pouco pelo ambiente, manter o corpo em movimento de alguma forma.

Mantenha-se hidratado 

Manter o organismo hidratado é uma boa forma de evitar que seu corpo retenha líquidos, sendo assim não deixe de lado a recomendação médica de consumir pelo menos 2 litros de água por dia. Parte desse consumo pode ser de sucos e chás, mas lembre-se de manter distância de bebidas industrializadas ou com muita cafeína, pois essas tendem a desidratar o organismo.

Pernas pro alto 

Se o inchaço é nas pernas, está na hora de passar algum tempo com elas para cima. Deite-se de costas e eleve-as acima da cabeça. Se for o inchaço for constante tente dormir nessa posição. 

Inchaço no corpo no verão: Como se livrar disso?

Lembre-se: o inchaço apresenta diversas causas e também chegam a ser sintomas de problemas sérios de saúde. Portanto é preciso também consultar o médico para ter uma noção de qual é o seu caso. Afinal é melhor prevenir do que remediar. 

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto: Quando somos crianças nossa mãe nos …

Um comentário

  1. E muito lindo o que vcs colocam e otimo e ajuda muito obdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *