Ovários policísticos – Passo a passo sobre tratamentos, causas e sintomas

Ovários policísticos é um distúrbio endócrino mais conhecido como a Síndrome do Ovário Policístico. Esse distúrbio tem como principal característica a causa de alterações nos níveis hormonais, o que leva à formação de cisto nos ovários e ao aumento deles.

É um problema não muito comum, mas que atinge milhares de mulheres ao redor do mundo. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a síndrome, a seguir falaremos sobre sua causa, principais sintomas e o tratamento mais recomendado.

Qual é a causa da Síndrome Ovários policísticos?

Esse distúrbio geralmente é caracterizado por uma menstruação irregular, pela alta produção do hormônio masculino no organismo e também pela presença de micro cistos nos ovários. Ou seja, se você possui essas características, é quase certeza de que possui a síndrome.

A causa real do distúrbio ainda não foi encontrada, mas a hipótese é que ela seja de origem genética. Alguns estudos mostram que talvez haja uma ligação entre o distúrbio e a resistência à insulina no organismo, que possivelmente geraria um aumento do hormônio dando origem ao desequilíbrio hormonal. Até 20% das mulheres em um período fértil podem ser atingidas pela doença.

Ovários policísticos – Quais os sintomas da Síndrome

A síndrome possui alguns sintomas, sendo que o principal deles é a falta crônica da ovulação. Juntamente com isso, há outros sintomas que podem ajudar você a identificar o problema, como acne, obesidade, atrasos na menstruação e até mesmo o aumento de pelos no rosto, no abdômen e nos seios.

Quando o caso é mais grave, a paciente pode até desenvolver diabetes e ficar mais propensa ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames clínicos, laboratoriais e também pelo ultrassom ginecológico.

Ovários policísticos – causas e tratamentos

Qual é o tratamento para a Síndrome?

Há várias opções de tratamentos para a síndrome e a escolha do tipo certo irá depender dos sintomas que a paciente sente. Para definir o melhor tratamento a paciente deve conversar com seu médico, e os dois devem avaliar a situação.

Se a mulher não quiser engravidar, uma das melhores opções de tratamento são os anticoncepcionais orais. A pílula irá ajudar a controlar os sintomas da síndrome, irá diminuir a irregularidade dos ciclos menstruais, além de também diminuir o surgimento dos cistos. Entretanto, se a mulher não puder tomar a pílula ou não quiser, há outras opções.

Por exemplo, a cirurgia pode ser uma boa solução, mas ela tem sido feita cada vez menos devido à eficácia do tratamento com as pílulas. Se a síndrome estiver relacionada com a resistência à insulina, o melhor tratamento é usar medicamentos para diabetes. Se a mulher desejar engravidar em alguma época de sua vida, o tratamento mais indicado é a indução da ovulação.

Como conviver com a síndrome?

O tratamento da síndrome deve ser feito de acordo com a necessidade da mulher, mas também deve combinar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares. Isso é fundamental para que a mulher consiga conviver bem com a síndrome e manter sua saúde. Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do Passo a passo.

5 comentários em “Ovários policísticos – Passo a passo sobre tratamentos, causas e sintomas”

    • Tem sim,pra engravidar a primeira vez tomei remédio para diabetes, quando fiz a cesária o médico disse que não sabia como eu tinha engravidado pois meu útero estava cheio de miomas,e com o remédio só demorou 3meses para que eu engravidasse, só que o problema não estava só em mim pois meu marido estava com infecção no esperma.Ai como pensei que seria difícil engravidar a segunda vez, não tomei remédio nenhum,e resolvi emagrecer,pois meu bebê já tinha um ano e quatro meses,entrei na academia e tirei o açúcar e o carboidrato,com seis meses que estava de dieta e treinando engravidei do nada e sem entender, quando vi uma reportagem que dizia que a mulher que tem a síndrome do ovário policístico, tem maior chance de engravidar quando tira o açúcar e o carboidrato e faz exercício, hoje ela ja tem um ano e seis meses e estou muito feliz

      Responder
  1. Sinto muitas dores (insuportáveis mesmo) mensalmente, ao descer a menstruação.
    desce aos pedaços, parece que estou com hemorragia.
    Já fiz Ultrassonografia Transvaginal e não deu nada.
    O que fazer?

    Responder

Deixe um comentário