Hiperidrose: Suor em excesso como tratar

HiperidroseQuando estamos em dias quentes ou praticamos exercícios físicos é normal ter de lidar com o suor. Ok, ele é incômodo, mas se trata de algo importante para a saúde pois é uma reação do organismo para manter nossa temperatura corporal. O problema é que, em algumas pessoas, apresentam suor em excesso, a chamada hiperidrose.

 

Hiperidrose: Suor em excesso como tratar

O que é Hiperidrose?

A hiperidrose é um estado no qual o nosso organismo acaba produzindo um volume de suor considerado desproporcional às nossas necessidades de regulação da temperatura. Normalmente o problema se manifesta na palma das mãos, sola dos pés, rosto e axilas.

Na prática, existem dois tipos: a primária e a secundária. Na hiperidrose primária o problema é localizado e concentrado em alguma área específica sem que haja causa aparente. Já na hiperidrose secundária, o caso está comumente associado a distúrbios do metabolismo, uso de antidepressivos, menopausa ou condições neurológicas.

Como prevenir a hiperidrose?

A má notícia é que a hiperidrose não pode ser prevenida, assim como suas complicações. O que é possível é contornar o problema e buscar tratamentos convenientes de acordo com cada caso.

Hiperidrose: Suor em excesso como tratar

Como tratar a hiperidrose?

O tratamento para o suor em excesso pode ser local, sistêmico ou cirúrgico. A indicação varia de acordo com a intensidade ou as particularidades de cada caso. Por isso mesmo existe a necessidade de procurar um profissional antes de tomar uma decisão a respeito.

Casos considerados leves podem ser tratados com pomadas e desodorantes a base de cloreto de alumínio. Nos casos médios – quando o excesso de suor se manifesta todos os dias, o tratamento é realizado com remédios a base de oxibutinina (que reduzem a atividade das glândulas sudoríparas). Para os casos mais graves, o tratamento pode envolver o uso de toxinas botulínicas ou uma cirurgia chamada simpatectomia torácica, que é rápida e considerada pouco invasiva, mas envolve anestesia geral e um dia de internação.

Dicas importantes: não adianta lavar as regiões afetadas excessivamente ou usar mais sabonete para compensar. Isso porque esse excesso pode traumatizar a região. Ou seja: para resolver o problema é necessário realizar um tratamento. Mas uma boa recomendação é usar meias e roupas de algodão, já que permitem que a pele respire com mais facilidade.

Hiperidrose: Suor em excesso como tratar

Lembre-se: o suor em excesso pode ser um problema, especialmente para a vida social, mas tem tratamento. Procure um profissional e invista em métodos capazes de facilitar sua vida e amenizar o incômodo e sinta a diferença.

Deixe um comentário