O transtorno depressivo ansioso é um problema psiquiátrico que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo, apesar de não ser tão falado quanto a depressão e a ansiedade. Esse transtorno nada mais é do que a junção desses dois problemas, que por si só já trazem sintomas nada agradáveis, e quando se juntam ficam ainda piores.
Veja também:
- Sinais que podem indicar Depressão
- Sintomas de depressão. Fique atento aos sintomas e cuide-se!
- Coisas que você nunca deve dizer para uma pessoa com depressão
Ao reunir sintomas dos dois problemas, o transtorno cria na vida da pessoa uma rotina de tristeza e preocupação que nunca vai embora. Esse problema pode afetar todos os setores da vida de uma pessoa, mas pode ser tratado se o indivíduo buscar por ajuda. A seguir, entenda melhor sobre o que é o transtorno, veja suas causas, sintomas e modos de tratamento.
Entenda o que é o transtorno depressivo ansioso
Esse transtorno é um misto de depressão com ansiedade. Essa situação pode ser facilmente comparada com o fato de uma pessoa ter hipertensão e diabetes, os dois ao mesmo tempo. A pessoa pode ter o transtorno depressivo e lidar com sintomas da ansiedade generalizada.
Além da pessoa poder ter essa ansiedade generalizada com o transtorno depressivo, dependendo da situação, ela pode vir a desenvolver outros problemas, como síndrome do pânico.
Quais são as causas desse transtorno?
O transtorno depressivo ansioso ainda não possui uma causa definida, o que não é nenhuma novidade. Entretanto, com base em estudos e casos já conhecidos, especialistas acreditam que o problema possui uma base genética e que pode ser desencadeado por gatilhos. Por exemplo, a morte de um parente, problemas financeiros e outros tipos de problemas na vida podem ser o grande gatilho para que a pessoa venha a desenvolver o transtorno.
Um indivíduo que possui depressão pode vir a desenvolver a ansiedade, assim como aqueles que lidam com a ansiedade podem vir a sofrer com a depressão.
Sintomas do transtorno depressivo ansioso
Esse transtorno se caracteriza por envolver sintomas de mais de um problema psíquico, por isso o indivíduo pode apresentar sintomas de depressão e ansiedade. Ambos podem aparecer ao mesmo tempo ou de forma separada em determinadas situações.
Os principais sintomas do transtorno são os seguintes: falta de ar, delírio, mudanças no apetite, dor de barriga ou nas costas e no peito, dificuldade para se concentrar, mudanças no sono, cansaço, aperto no peito, fala muito rápida, medo constante, nervosismo, perda de memória, preocupação em excesso, mal-estar, tontura, tristeza profunda, sensação de que algo ruim vai acontecer, entre outros.
Tratamento indicado para o transtorno
O tratamento do transtorno consiste no uso de medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra, combinado com consultados em um psicólogo. O tratamento tende a ser longo, mas geralmente surte resultados. O que pode acontecer é da cura ser permanente e a pessoa voltar a desenvolver o transtorno. Quando isso acontecer, o indivíduo deve voltar com o tratamento e tomar a medicação por um tempo maior.
O psiquiatra pode indicar remédios antidepressivos ou ansiolíticos, mas você deve seguir a posologia e o tempo de uso recomendado. Curtiu a matéria? Veja mais na nossa página inicial do Passo a Passo.
Eu tenho todos esses sintomas, e é bem triste , n sei mais o q fazer!!!!
Olá, espero que você esteja bem!
Vou te dar uma sugestão que é simples mas requer autovigilancia e que tb poderá não ser novidade.pra você -Preste atenção na conversa que há na sua cabeça, é essa conversa que muda nosso estado emocional para positivo ou negativo avontece o tempo todo, pq o que se pensa o cerebro acredita , imagina q dentro da sua cabeça tem uma menina e na sua testa tem uma janela e debruçado nessa janela tem um menino e q ambos ficam conversando assuntos inúteis o tempo todo ai vai perceber que suas angústias ,ansiedades, alegrias, tristezas, podem surgem desse dialogo e talvez desencadear transtornos .abraço
Já estou na pior fase! Perdi a vontade de viver