Câimbras: tudo sobre elas!

Câimbras: A câimbra atinge um músculo ou mais, sendo mais comum nas pernas ou nos pés. A contração involuntária do músculo pode levar alguns segundos que vão parecer horas, pois a dor é intensa. Esta forma involuntária de espasmo muscular que quando persiste com a dor, chamamos de câimbra. Muitas pessoas sofrem com este incomodo, a estimativa é que 95% irão experimentar uma câimbra em alguma fase de sua vida.

Onde é mais comum aparecer às câimbras?

As câimbras são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando mais frequentes conforme o indivíduo vai envelhecendo. Qualquer músculo pode sofrer com as contrações involuntárias, mas as mais comuns são: Panturrilhas, pés, mãos, Pescoço, músculos da coxa e abdômen.

Quais as causas mais comuns das câimbras?

As causas das câimbras são um hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos, acontecendo assim às dores fortes, só quem já teve uma para saber como é ruim, é preciso colocar a mão sobre o local onde está acontecendo a câimbra e tentar esticar o músculo, para que volte ao normal. Acredita-se que ela ocorra por uma alteração nos nervos provocada por diferentes situações: Desidratação, gravidez, atividade física exagerada, alterações hidreletolíticas, falta de magnésio e cálcio no corpo, fratura óssea, diabetes, alcoolismo, doenças de Parkinson, hipoglicemia, varizes nas pernas, doenças do neurônio motor, cirrose hepática, hemodiálise, alterações estruturais, deficiência de vitamina B1, B5 e B6, Hemodiálise, anemia e períodos muito longos na mesma posição.

Câimbras: tudo sobre elas!

Quais são os remédios de uso continuo que podem eventualmente ocasionar câimbras?

– Remédios para hipertensão;

– Remédios para o colesterol;

– Diuréticos;

– Donepezila remédio para a doença de Alzheimer;

– Remédio para asma;

– Remédio usado para osteoporose;

– Remédio para câncer de mama;

Como evitar as câimbras?

O alongamento é a solução para prevenir câimbra, principalmente se elas ocorrem nas pernas. Esta tática requer dedicação, pois o alongamento deve ser feito diariamente para que o músculo consiga ter mais resistência para as contrações involuntárias que causam as câimbras, vale destacar que a vida sedentária poderá aumentar a chance de contrair os músculos.

Para quem pratica alguma atividade física o alongamento ainda se torna mais importante antes e depois dos exercícios. Além disto, o nosso corpo precisa estar bem hidratado, a água é muito importante para que tudo funcione perfeitamente em nosso corpo. Para quem possui câimbra noturnas é recomendado 15 minutos antes de dormir fazer alongamento e ter uma alimentação rica em cálcio e magnésio e evitar ao máximo o sedentarismo.

A banana evita as câimbras?

Quem já não ouviu falar que a banana evita câimbra? Segundo alguns pesquisadores teoricamente a banana ajuda a repor os níveis de potássio, fornece energia aos músculo e hidrata os músculos. Mas somente a banana não faz milagres, pois ela funciona com algumas pessoas e outras não. A fruta é rica em potássio, carboidratos e água. Cada corpo vai reagir de uma forma, mas o consumo da banana só tem a somar para a saúde, portanto vale a pena testar de tudo para ficar longe das câimbras. Boa sorte!

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Deixe um comentário