Inicio / Saúde / Sintomas de depressão. Fique atento aos sintomas e cuide-se!

Sintomas de depressão. Fique atento aos sintomas e cuide-se!

Sintomas de depressão: A origem da depressão é diferente para cada pessoa, os sintomas podem variar desde uma tristeza profunda associada a um cansaço físico, choro constante, perda ou aumento do apetite entre outros. A depressão também pode ser silenciosa e passar despercebida por anos causando assim muitos problemas futuros. Segundo estudos divulgados em 2011, o Brasil já é o terceiro País mais deprimido do mundo, é um problema grave que deve ter uma atenção especial pela saúde pública, a identificação precoce dos sintomas podem auxiliar para que a depressão não alcance fases mais graves da doença. Fique atento aos sintomas e cuide-se!

Quais são as causas da depressão? 

A depressão é uma das doenças que vem crescendo em um número assustador, as suas causas podem ser diversas dentre eles podemos destacar: família desestruturada, estresse; fatores genéticos, pós-parto, síndrome do intestino irritado; vítimas de violência doméstica desemprego, problemas financeiros, limitações físicas, gravidez, transtorno bipolar, gravidez, doenças gástricas, depressão anterior, histórico familiar, vitaminas de algum trauma, morte na família, desordem no ciclo menstrual, síndrome do intestino irritável;

Quais são os sintomas mais comuns da depressão?

Cada pessoa sofre com sintomas da depressão de uma forma, é muito importante verificar a intensidade e a durabilidade dos mesmos, pois se passar de duas semanas há grandes chances de que o diagnóstico da doença seja positivo, isto significa que se deve procurar ajuda médica e fazer uma interferência com remédios, terapias e auxílios psicológicos. Veja a seguir os seguintes sintomas que podem estar relacionados com a depressão:

  • Uma tristeza sem explicação: A tristeza continua é um dos sintomas mais comuns na depressão é como se uma nuvem escura deixasse tudo sem graça fazendo da vida uma sequência de acontecimentos que não fazem sentido, o sentimento é de muita baixa autoestima e um medo constante.
  • Uma ansiedade e inquietação: A ansiedade está diretamente ligada a uma quase depressão, os dias de hoje cada vez mais corridos fazem com que estejamos expostos a todos os tipos de ansiedade e inquietações quase impossíveis de controlar.

Sintomas de depressão. Quais são?

Sintomas de depressão

– Choro frequente

Quando o choro for muito frequente deve-se ficar atento a esta pessoa que pode estar apresentando um quadro depressivo.

– Autoestima baixa

Cada pessoa pode apresentar sintomas diferenciados da depressão, a baixa autoestima pode estar relacionada a esta doença Bulimia e a anorexia.

– Cansaço exagerado 

Pessoas depressivas demonstram um cansaço exagerado, muito sono e dificuldades de fazer atividades diárias. Isto ocorre porque perderam a vontade de viver.

– Perda ou aumento do apetite

A depressão é uma doença muito triste que afeta todo o emocional e o físico. É quando a vida se torna um fardo pesado a ser carregado, o isolamento social podem levar a distúrbios graves de alimentação, algumas pessoas perdem por completo a vontade de comer e outros veem na alimentação uma fuga ou solução para curar as suas tristezas.

– Insônia

A depressão pode levar a perda do sono, pois os mesmos inibidores de serotonina que provoca a infelicidade podem ajudar no aparecimento da dificuldade de dormir.

Deu para entender os sintomas de depressão? Fique atento aos sintomas e procure ajuda. Veja mais dicas interessantes na  nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Como ter imunidade? Poderosos suplementos que melhoram o seu bem-estar

Como ter imunidade? Poderosos suplementos que melhoram o seu bem-estar

Como ter imunidade: Com o passar dos anos, tivemos o expressivo aumento dos níveis de …

39 comentários

  1. Eldezita Maria Sacramento de Souza de Souza

    A depressao para mim é como um cancer na alma, doi, doi muito é o mas triste que sem inteçao vc, acaba machucando quem estar ao seu lado sua familia, vergonha, dor, nao tem como explicar.

  2. Eu tenho depressão muito forte, ninguém me entende! Já não sinto mais vontade de viver ????????????

    • Vc só vai vencer a depressão implorado ajuda de Deus. Mais ng pode te ajudar só vc todas as noites conversando com Deus. Já tive.

    • Busque a Jesus é a única opçao a nossa alegria so vem de Jesus

      • Jaime Oliveira

        É por aí, só Jesus é o verdadeiro Médico. Deus deu dons aos humanos para nos ajudar, por isso, consultar um médico é uma opção : eu conheço um excelente médico, que por certo, ajudará; como me ajudou a mim.

        Desejo que tudo lhe vá bem .

    • Nossa!!
      Ñ diga isso.
      Busque alternativas.

    • # Busque a DEUS creia ele tem.o poder de te gerar, nessa vida sempre teremos problemas, eu creio na sua cura , DEUS é a cura para sua alma e espírito.

      • Sou cristão e psiquiatra . Tento à cada dia ; sê – lo ( cristão ).
        Já ” tirei ” centenas ( talvez milhares ) de pessoas dos mais diversos tipos de depressão ; inclusive as refratárias ; resistentes e bipolares mistas ; certo ?! As variedades mais complexas !
        Na realidade foi a psiquiatria que tirou !
        O arsenal terapêutico atual , para esta patologia , é muito eficaz e vem evoluindo rapidamente !
        Deus não sofre de depressão e não tem absolutamente nada à ver com esta DOENÇA !
        Acredito em Jesus Cristo , como sendo o único caminho entre os homens e o Pai ( Deus ) !!!! E o fanatismo , juntamente com a ignorância ; como um dos melhores caminhos para o Maligno .
        Agora ; que me desculpem os irmãos em Cristo mas ; falar de uma patologia grave ( um transtorno de humor ) ; como algo espiritual ( que só Deus pode curar ) eu acho uma verdadeira sacanagem ; ignorância ; deserviço e maldade mesmo ; com todos os que precisam de tratamento !
        Atribuir à cura desta patologia ; exclusivamente à um milagre ?! Olha ; eu acho até um grave pecado contra o próximo e conseqüêntemente , contra Deus ! Acho que Satanás ; neste exemplo ; é que está agindo e inspirando estas pessoas à dizerem estas bobagens ; viu ?!
        Querem servir. mesmo ao Senhor Jesus ?! Então orientem aos que sofrem deste distúrbio grave ( da neuroquímica cerebral ) à procurarem tratamento médico psiquiátrico e por favor ; não coloquem esta culpa ; este peso ; em quem está sofrendo ;
        sendo que muitos; com culpas exageradas devido à doença ( a culpa constante e inapropriada , é um dos sintomas graves desta PATOLOGIA e colaborando em levar ; certamente muitos ao suicídio ; ao afirmarem tais imbecilidades ; compreende ?! O RS ( risco de suicídio ) é muito elevado nas depressões de moderadas à graves e mesmo nas leves : se vocês continuarem colaborando ) !! Portanto ; por favor ;
        parem de alegrar à Satanas e dêem aos Psiquiatras aquilo que é da competência deles e à Deus ; o que é de Deus ; que certamente quer estas pessoas totalmente curadas e há a cura ; sendo que jamais culpadas ; enganadas ou maltratadas por vocês !
        Os depressivos precisam de compreensão ; muito apoio e tratamento correto , certo ?!
        E vocês ; de estudo ( pelo menos sobre esta doença ) e de Deus no coração !!! Que Nosso Senhor Jesus Cristo Perdôe à todos vocês ; em Sua Infinita Misericórdia .
        Luiz Sérgio Torres Sobrinho

        • Sibélia castro carvalho macedo

          Obrigada Doutor. Tenho depressão á 12 anos, isso desde que comecei a me tratar , mas antes já sentia os sintomas e não sabia, mas com a ajuda de nosso maravilhoso Deus Jeová e nosso Rei Jesus Cristo , eu aceitei que estava doente e precisava de ajuda, mas escultei tantas pessoas me dizerem, que como eu iria em um psiquiatra se eu afirmava seguir a Cristo e ser Cristã? ???? foi muito difícil. Mas com a ajuda do meu esposo e meus dois filhos, conseguir continuar o meu tratamento. Tenho fé que um dia estarei livre de todo tipo de doença, mas não nesse mundo onde satanás governa, mas em um mundo que Deus nos promete saúde e vida eterna.

        • Concordo. Plenamente com vc, os fanáticos de plantão na verdade estão servindo ao nosso inimigo, tive síndrome do pânico e o meu pastor me orientou procurar um profissional, pois o diabo age nas nossas emoções, encontrei uma ótima profissional e pasme , eu comecei a dirigir em meio a crise de pânico , com as orientações dessa profissional, eu tinha carta há 20 anos e nunca tive coragem de dirigir, Deus usou a crise para me tirar da caverna.Deus é fantástico.

        • Só tenho uma coisa à dizer: ???????????????????????????????????????????????? e mais, ninguém entende e acredita num depressivo,

    • Lidiane nos sabemos que Deus é a cura para todos os males… Então busque Deus no seu quarto em.oracao, faça isso de hábito, e procure um médico conte o que se passa, faça terapia com psicóloga e não esqueça de lê a palavra pois ela vai auxiliar muito você. ????Deus a abençoe ????

    • Maria rosenilda dos Santos

      Faz isso, não eu sei como é terrível, entrega sua vida a Deus e vai resolver nossos problemas Ah eu também sim isso.

    • Deus é a cura mas como instrumento Ele usa pessoas.

    • Deus ajuda para está ajuda chegar a você ele usa pessoas.

    • Maria Celeste De Souza Rodrigues

      Oi Lidiane a depressão é uma doença complicada,o tratamento é eficaz para o ajuste da falta de compreensão..mas também precisamos ter fé, fé em Deus.Deus é o Dono do milagre.ele pode curar vc tudo está sobre o domínio dele.muitas vezes passamos por situações adversidade que Deus permitir.nem sempre entendemos o porquê? Mas ele sabe entrega seu caminho para Deus .ele vai ti ajudar.deixa ele conduzir vc .fale com Deus ele que te ouvir .ele não vai te acusar .mas ele q te ouvir chamar por ele .ele é teu amigo para todos momentos.aceite Jesus em teu coração.fala pai Aparti de hoje pertenço a ti minha vida, caminhos, direções serão totalmente guiada por ti.salva me o Deus de todo mal.poem meu nome no livro da vida.wuero ti servir como tua escolhida nesta terra como canal de bênção para muitos que se encontra oprimidos,usame hoje Deus amem

    • Vc nao esta so, tb sinto o mesmo.ha muitos anos

  3. Marcela Gomes

    Axo que estou com depressão

  4. Entt né depressa não tem idade eu tenho 18anos sou infeliz , não tenho vontade de viver mais ???? choro direto ngm mi entendi , quando não tô no trabalho to em casa no meu quarto deitada chorando slla eu acho q não sei oq e felicidade ……

  5. Cláudia Maria

    Realmente só Deus que pode curar,orem e peçam ajuda a Deus , dizendo senhor me ajude , tenha misericórdia me te tire dessa depressão, pois o senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre.Amem!

  6. Tem mesmo que ser o 3º país mais deprimido! Também pudera, com governo que temos, não poderíamos ficar livres disso….

  7. affffssss me identifiquei 🙁

  8. Eu tb tenho depressão, ngm me entende e fico pior tda vez que ouço a palavra “como vc está, vc vai ficar bem “, mas essas pessoas ainda me dizem que não preciso tomar remédio, não aguento sair de dentro de casa e muito menos ver pessoas na minha frente, tento suportar pelo meus filhos, mas viver para mim se tornou um Dir tão grande.

    • Danubia Schneider

      Oi Juliana, eu estendo bem a sua situação. Pois estive assim, quando meu marido me convidava para sair, era a maior tristeza para mim. Eu fui no psiquiatra e ele me ajudou com medicamentos, primeiros sintomas foram de sono e depois de 15 dias começou fazer efeito. Hoje estou bem melhor e já consigo sair de casa. A minha dica é você ir no médico por conta própria, não perguntar para os outros. Um beijo e fica bem logo amiga.

    • EDLAINE DA SILVA

      Boa noite, verdade q a amiga abaixo comentou Danubia procura sim ajuda medica pois eu tbm me sentia assim, gracas a Deus estou bem, procurei ajuda médica estou em tratamento

  9. Thaynara Yasmin

    Me sinto mal,mesmo estando rodeada me sinto sozinha,uma tristeza não identificada,uma vontade enorme de chorar…
    Não sentir braços e pernas,dormência enorme,não conseguir respirar,achar que tudo esta se acabando,os olhos ficam pesados e vão se fechando e eu vou apagando!
    Se é depressão ou não,eu não sei,só sei que sinto pânico…

  10. Parabéns a todos pelas palavras de incentivo…o bom é não deixar a mente desocupada…a oração é a luz que nos conduz ao caminho certo…ninguém pede pra ficar depressivo…então não deixe o mal tomar conta de sua mente e coração….e sempre diga a si mesmo…Em minha mente e vida ….somente o bem me conduzirá!! Fraterno abraço a todos/as.

  11. A depressão é uma doença muito seria.
    Procurar ajuda médica em primeiro lugar.
    Quanto a fé….é pra quem tem.
    Leio muito
    Ocupo o meu tempo ajudando as pessoas (o tempo todo),isso me faz bem.
    Posso me considerar uma pessoa curada.
    Por isso eu digo, ajuda médica é muito importante.
    Bjs no coração

  12. Eu cansei de tudo. Médicos remédios terapias , nada adianta, fé nada, ver tanta injustiça so piora minha tristeza que e congénita. Estou me preparando ajeitando as coisas aqui desta vida que nao pedi. Para partir para meu descanso. So assim ficarei livre. Livre.livreee

  13. Têm cada comentário mais estúpido,eu tive depressão,não precisei de ajuda nenhuma de deus,é tudo conversa da tanga.É precisamente por as pessoas meterem na cabeça essas mentiras,que depois ainda ficam pior!!Felizmente consegui sair da situação,que me encontrava(separação e desemprego)e felizmente tenho trabalho e nova companheira,e não precisei de ajuda,nem de pastores nem de padres!!!!

  14. Concordo. Plenamente com vc De.Luiz, os fanáticos de plantão na verdade estão servindo ao nosso inimigo, tive síndrome do pânico e o meu pastor me orientou procurar um profissional, pois o diabo age nas nossas emoções, encontrei uma ótima profissional e pasme , eu comecei a dirigir em meio a crise de pânico , com as orientações dessa profissional, eu tinha carta há 20 anos e nunca tive coragem de dirigir, Deus usou a crise para me tirar da caverna.Deus é fantástico.

  15. Amei o comentário explicativo do Dr.Luiz Sérgio psiquiatra, infelizmente pra muita gente ( inclusive pra família) depressão e considerada frescura, falta do que fazer, falta de fé e de Deus, que depressão é doença de rico e outras baboseiras mais, acho ate que quem não tem (graças a Deus) esse problema nao deveriam fazer comentários mesmo que com intenção de ajudar, pq alguns tem a forma mais grave e pode entender de forma errada, já sofremos tnt com essa enfermidade, nos culpamos tnt, sem nem mesmo entendermos o que estamos sentindo, que um mal comentário numa hora imprópria pode fazer o quadro se agravar. Depressão é uma doença muito triste.

  16. A depressão é uma doença silenciosa que devasta os sentimentos das pessoas, incompreendida e não aceita por muitos ainda em nossos dias. No meio religioso há muitos preconceitos em que as pessoas depressivas sofrem acusações, desde pecados não confessados até a ação demoníaca, o que deixa mais depressivas. Mas que tem tratamento desde o médico e o envolvimento em ações sociais, grupos de terapia e práticas religiosas ajudam na recuperação.
    Parece que a depressão está associada também as pessoas que passam por sofrimento grande e prolongado, e é pensando nessa direção que apresentamos um post: “O Sofrimento Tem Solução”. E convidamos para que dê uma conferida no conteúdo. Acesse comoagradecer.blogspot.com

  17. voce sabe quanto custa uma alma? se voce se matar alem de não adiantar vai direto para o inferno assim diz a bíblia voce ou seja somos poderosos temos poder e o diabo não quer que voce descubra sei que assim como eu ao olhar no espelho so da disgosto ne?ja faz 12 anos que estou sob tratamento psiquiatra e não achei ha cura so remédios todos os dias tarja preta ja tou viciado assim como voce tem vontade de se matar este pensamento e de satanás que quer que voce o fasa porisso antes de dormir tire 5 minuto de ora;ao e e converse com Deus e nunca esqueça Jesus te ama e ele tem ciúmes de voce ok?

  18. A maioria de nós brasileiros somos pobres, muitos dependem exclusivamente de um péssimo sistema como o SUS. Muitos não sabem que existem tratamentos por falta de conhecimento, e muitos até sabem mas não têm condições de pagar. Nesses casos, é só Deus mesmo. Brasil já é o terceiro país com maior população depressiva? Vcs viram quais as causas? Desemprego é uma delas! Ainda tem gente que acha que política não tem nada haver! Acorda nação brasileira!!!! Deus quer solucionar a raiz desse problema, e muitos não tão entendendo.
    Se vc conhece alguém com depressão, converse bastante e ore com ela, pois uma pessoa sozinha dificilmente vai conseguir buscar a Deus sozinha.. Faça a sua parte, Deus quer te usar!
    Agora dizer que pessoas vão pro inferno por dizerem que Deus é a única solução???? Menos doutor. Nem sempre a pessoa consegue ajuda de profissionais, nesses casos é só Jesus mesmo..

  19. Luísa Silveira

    Eu tenho depressão crônica há uns 20 anos. 10 anos deles foram horríveis. De médico em médico. 3 ou 4 tentativas de suicídio. Senti-me sózinha, as pessoas não nos entendem e se afastam de nós. Só tive apoio e compreensão do meu filho mais novo. De mais ninguém. Tomei tantos medicamentos diferentes e tantos comprimidos por dia que sentia-me drogada e fora de mim. Experimentaram em mim carradas de comprimidos, mas por causa dos efeitos secundários ou da mistura de uns com os outros, faziam-me ficar pior e alguns deles provocaram reações suicidas. Há 5 anos atrás alguém me indicou um médico de 80 e tal anos (já reformado) e eu fui ter com ele. E ele disse-me que deitasse todos os medicamentos que estava a tomar no lixo. E só me receitou 4 diferentes e só um é anti-depressivo, os outros são para tratar a ansiedade. Um deles é um estimulante do humor e outro para dormir.
    Pois bem, desde essa data – graças a esse médico mais sábio e experiente, já reformado – que eu estou bem. Minha depressão e ansiedade estão controladas e eu tenho vida outra vez.
    Depressão é uma dor enorme da alma, que nem os próprios doentes entendem o porquê de tanto sofrimento, que nos tira a vontade total de viver. Eu fui internada várias vezes em psiquiatria e parecia um zombie. A minha cabeça não doía mas parecia que um bando de pessoas estavam dentro dela a gritar. Eu não queria sair da cama para nada. Até para ir fazer xixi eu aguentava até não poder mais. Era o meu filho que me obrigava a tomar banho ou a ir para a sala. Nem via TV. Comia porque era obrigada e por efeitos secundários de alguns comprimidos, eu engordei 20 kg. Foram anos muito maus. Tentei também psicólogos mas só chorava não conseguia falar. Então houve um que me disse para começar a desabafar para um caderno. Escrevia quando algo me causava tensão/ansiedade e resultava. Ainda hoje faço isso.
    Este é o meu testemunho e espero ajudar quem está a sofrer o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *