
Tenho depressão. O que devo fazer? A depressão é o mau do século, o número de pessoas com este problema vem, aumentando a cada ano. Os seus sintomas são geralmente uma tristeza sem uma explicação aparente, baixa autoestima, pessimismos e pensamos negativos, entre outros. A grande pergunta é como tratar a depressão? Isto não é uma resposta fácil, pois a doença se manifesta de diferentes maneiras, cada pessoa pode ter um sintoma diferente, por isto o auxílio médico é essencial para que ela possa ser tratada.
Tenho depressão. O que devo fazer?
Quais são as causas da depressão?
As causas da depressão são um conjunto de doenças, que se estudadas a fundo, serão detectadas alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido. O que indica que a depressão não é só um estado emocional, existe todo um processo que ocorre dentro das células nervosas ocasionando os sintomas da depressão.
Quais são principais sintomas da depressão?
- Sintomas de depressão. Quais são?
- Plantas que ajudam no tratamento da Insônia
- O que é Esquizofrenia? Um dos sérios males da mente
Os principais sintomas que podem ser sentidos são: falta de motivação, insegurança, sentimentos de medo, insegurança, desespero, sensação de vazio, irritabilidade, ansiedade, angustia, cansaço, desanimo, desinteresse, indecisão, pessimismo, sentimento de culpa, baixo autoestima, desejo de morrer, pensar em suicídio, dificuldade de concentração, esquecimento, raciocínio lento, diminuição da libido, perda ou aumento do apetite entre outros.
Você se encaixou direitinho nos sintomas citados acima? Veja a seguir algumas dicas que podem auxiliar a sair da depressão:
Procure ajuda
Não é preciso passar por esta fase depressiva sozinha, um médico deve ser procurado, para que ele possa diagnosticar qual a causa da depressão, se ela é orgânica ou emocional.
Dividir experiências
Quando a depressão quiser bater na sua porta, não fique calado dívida as suas angustias e medos com alguém de sua confiança, isto trará um alivio para o coração, uma palavra amiga sempre pode fazer a diferença.
Saia de casa
Faça um programa de sua preferência, ir ao cinema, assistir a uma peça teatral, caminhar no parque, vá à praia, faça um piquenique não importa o que, saia de casa e se divirta, é preciso cuidar de nós mesmos, pois se não fizermos isto, ninguém poderá fazer por nós.
Ligue para um amigo
Não podemos nos excluir do convívio social existem pessoas que gostam de nós, por isto quando bater aquela sensação de abandono ligue para um amigo nem que seja para perguntar como ele está.
Comece algo novo
A cabeça precisa estar sempre ocupada para que nenhum pensamento negativo desperte, uma dica é iniciar algum projeto e conhecer algo novo ou alguma coisa que sempre teve vontade de fazer e não teve coragem.
Pratique um exporte
Fazer exercícios faz bem para o corpo e a mente. Não precisamos ser atletas profissionais, uma simples caminhada com os amigos já faz um bem enorme para nós, o importante é se movimentar.
Escreva um diário
Para quem gosta de escrever, o diário pode ser um grande aliado para a depressão, escrever as tristezas ou as alegrias em uma folha de papel ajudam a transcrever emoções e liberar sentimentos que ficam guardados dentro coração. Para ficar longe da depressão temos que expulsar tudo àquilo que nos incomoda.
Tenho depressão – Veja mais dicas na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Obrigada pela sua visita.