Inicio / Saúde / Tenho depressão. O que devo fazer?

Tenho depressão. O que devo fazer?

Tenho depressão. O que devo fazer? A depressão é o mau do século, o número de pessoas com este problema vem, aumentando a cada ano. Os seus sintomas são geralmente uma tristeza sem uma explicação aparente, baixa autoestima, pessimismos e pensamos negativos, entre outros. A grande pergunta é como tratar a depressão? Isto não é uma resposta fácil, pois a doença se manifesta de diferentes maneiras, cada pessoa pode ter um sintoma diferente, por isto o auxílio médico é essencial para que ela possa ser tratada.

Tenho depressão. O que devo fazer?

Tenho depressão. O que devo fazer?

Quais são as causas da depressão?

As causas da depressão são um conjunto de doenças, que se estudadas a fundo, serão detectadas alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido. O que indica que a depressão não é só um estado emocional, existe todo um processo que ocorre dentro das células nervosas ocasionando os sintomas da depressão.

Tenho depressão. O que devo fazer? (Foto: Divulgação)

Quais são principais sintomas da depressão?

Os principais sintomas que podem ser sentidos são: falta de motivação, insegurança, sentimentos de medo, insegurança, desespero, sensação de vazio, irritabilidade, ansiedade, angustia, cansaço, desanimo, desinteresse, indecisão, pessimismo, sentimento de culpa, baixo autoestima, desejo de morrer, pensar em suicídio, dificuldade de concentração, esquecimento, raciocínio lento, diminuição da libido, perda ou aumento do apetite entre outros.

Você se encaixou direitinho nos sintomas citados acima? Veja a seguir algumas dicas que podem auxiliar a sair da depressão:

Tenho depressão. O que devo fazer? (Foto: Divulgação)

Procure ajuda

Não é preciso passar por esta fase depressiva sozinha, um médico deve ser procurado, para que ele possa diagnosticar qual a causa da depressão, se ela é orgânica ou emocional.

Dividir experiências

Quando a depressão quiser bater na sua porta, não fique calado dívida as suas angustias e medos com alguém de sua confiança, isto trará um alivio para o coração, uma palavra amiga sempre pode fazer a diferença.

Tenho depressão. O que devo fazer? (Foto: Divulgação)

Saia de casa

Faça um programa de sua preferência, ir ao cinema, assistir a uma peça teatral, caminhar no parque, vá à praia, faça um piquenique não importa o que, saia de casa e se divirta, é preciso cuidar de nós mesmos, pois se não fizermos isto, ninguém poderá fazer por nós.

Ligue para um amigo

Tenho depressão. O que devo fazer? (Foto: Divulgação)

Não podemos nos excluir do convívio social existem pessoas que gostam de nós, por isto quando bater aquela sensação de abandono ligue para um amigo nem que seja para perguntar como ele está.

Comece algo novo

Tenho depressão. O que devo fazer? (Foto: Divulgação)

A cabeça precisa estar sempre ocupada para que nenhum pensamento negativo desperte, uma dica é iniciar algum projeto e conhecer algo novo ou alguma coisa que sempre teve vontade de fazer e não teve coragem.

Pratique um exporte

Fazer exercícios faz bem para o corpo e a mente. Não precisamos ser atletas profissionais, uma simples caminhada com os amigos já faz um bem enorme para nós, o importante é se movimentar.

Escreva um diário

Para quem gosta de escrever, o diário pode ser um grande aliado para a depressão, escrever as tristezas ou as alegrias em uma folha de papel ajudam a transcrever emoções e liberar sentimentos que ficam guardados dentro coração. Para ficar longe da depressão temos que expulsar tudo àquilo que nos incomoda.

Sobre Bety Krause

Meu nome é Bety tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é demais.

Veja isto!

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sinais podem salvar sua vida!

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina. Veja os sinais que podem salvar sua vida!

Câncer de cólon é mais comum do que você imagina: O câncer é uma doença …

4 comentários

  1. ISABELA MONIQUE

    Muito bom os artigos de você! me ajudou muito. eu estou escrevendo um livro sobre uma adolescente depressiva e sei que os artigos de vocês vai me ajudar a entrar um pouco mais nesse mundo (porque eu conheço ele somente de visto do lado de fora)

    • Danubia Schneider

      Que bom Isabela, qdo lançar o livro me envie o seu e-mail para eu poder comprar. Abraços
      Danubia Schneider

  2. Fátima Robalo

    É muito fácil dar conselhos de quem nunca teve depressão. Sair de casa? Dividir experiencias? Ligar para alguém? Isso é tudo o que um depressivo não tem vontade de fazer! Tenho uma depressão major crónica há 19 anos….

  3. Acredito q isto vai me ajudar muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *