Inicio / Saúde / Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

Diabetes: mitos e verdades sobre a doença – O número de pessoas com diabetes tem aumentado consideravelmente, a má alimentação, o sedentarismo junto como tabagismo tem proporcionado uma verdadeira epidemia entre os brasileiros. Um dos grandes problemas é que a maioria que tem a doença desconhece a sua existência, o que acaba agravando a situação. As dúvidas sobre a doença da diabetes acabam girando muitos mitos ao redor dela. Veja a seguir alguns sobre esta doença que nos assombra cada vez:

Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

O açúcar é o causador da diabetes ?

Ao contrário do que muita gente pensa, o açúcar não é o único grande causador da diabetes. O consumo de gorduras, sedentarismo, alimentação desregrada e o aumento de peso é também um dos fatores na qual existe o risco de desenvolver o diabetes tipo 2. Outro fator é a genética e o estilo de vida que contribuem para que ela desenvolva com mais facilidade. A diabetes tipo 1 caracteriza-se pela destruição de células beta do pâncreas, que é responsável pela produção da insulina, que é a glicose presente no sangue este tipo geralmente aparece já na infância ou adolescência.

Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

A diabetes 2 pode tornar um diabetes do tipo 1

Existem diferentes tipos de diabetes, o tipo 1 necessita de insulina injetável, o do tipo 2 vai precisar tomar uma medicação e mudar o estilo de vida, com uma alimentação equilibrada e fazer atividades físicas, para que não passe para a fase da diabetes tipo 1.

Verdade ou mentira a diabetes tem cura

Infelizmente a diabetes não tem cura, mas é possível controla-la com as mudanças de alguns hábitos e que seja diagnosticado precocemente. A diabetes tipo 2 poder ser controlado com uma medicação de uso via oral. O diabetes tipo 1 já é um estágio mais avançado da doença, pois necessita da insulina injetável. Parece que isto é horrível, mas já teve algumas melhorias para quem necessita todo dia fazer a insulina, hoje em dia existem canetas para aplicação, melhorando consideravelmente a qualidade de vida deste paciente.

Como fica a vida depois da diabetes

Hoje em dia os tratamentos já podem ser acompanhados de mais perto, existem as famosas tirinhas e é possível ter um aparelho medidor de açúcar em casa, coisa que antes só em laboratório era possível encontrar. Para que a doença não se agrave também é necessário controlar outras doenças que eventualmente pode estar associadas a diabetes, como a hipertensão, obesidade e dislipidemia.

A diabetes é contagiosa?

Este é um mito, pois a diabetes não tem como passar de uma pessoa para a outra. O que acontece em alguns casos quando a mãe é diabética poderá eventualmente passar para o seu filho, mas isto nem sempre acontece, há casos em que o bebê nasce sem à diabete.

Existe alimento que controlam a diabetes ?

A alimentação é um dos grandes aliados para manter a glicose equilibrada no sangue. Dentre alguns dos alimentos que podemos dar destaque são: maçã, feijão, pera, lentilha, manga, alimentos integrais e iogurtes sem açúcar. O consumo exagerado de batata e outros carboidratos pode prejudicar o índice glicêmico no sangue.

 Diabetes: mitos e verdades – Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do Passo a passo.

Sobre Danubia Schneider

Veja isto!

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto

Vacinas que você pode tomar mesmo depois de adulto: Quando somos crianças nossa mãe nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *